Acumulando pontos no cartão

Qualquer instrumento pode beneficiar ou prejudicar o usuário. O mesmo carro que é um excelente meio de transporte, é uma arma que toma a vida de milhares de pessoas todos os anos. O mesmo computador que permite a comunicação entre pessoas que jamais poderiam ter se conhecido pessoalmente é a máquina que criminosos usam para obter, ilicitamente, os dados pessoais de outra pessoa. O mesmo ocorre com o cartão de crédito, que pode destruir sua vida financeira, caso mal utilizado, ou pode fazer seu dinheiro render mais, acumulando pontos e trocando por prêmios.

1. Verifique se seu contrato permite acumular pontos no cartão

O primeiro aspecto a ser considerado é que nem todo cartão de crédito acumula pontos. Portanto, verifique direitinho no contrato com a instituição financeira se a utilização do cartão possibilita esta vantagem. Além disso, cada cartão traz uma relação de conversão de pontos, que pode variar de cartão para cartão. Em determinados casos, a cada dólar gasto o cartão acumula um ponto; cartões mais elitizados, voltados para pessoas com renda maior, por sua vez, podem acumular dois ou mais pontos por dólar utilizado.

2. Observe as empresas conveniadas para troca de pontos

Outro fator a ser observado é o benefício a ser obtido com os pontos. No início, os pontos eram chamados de milhas, já que as empresas aéreas eram praticamente as únicas que aceitavam a conversão de pontos no cartão em descontos na compra de passagens aéreas. Hoje em dia, contudo, o sistema de conversão se mostrou tão vantajoso para as empresas que várias delas utilizam o sistema de conversão – passando por operadoras de telefonia celular, lojas de utilidades domésticas, adegas, materiais esportivos, assinaturas de revista, venda de material de audiovisual, entre várias outras.

3. Observe o prazo de prescrição dos pontos

Jamais deixe de observar, no contrato, se os pontos prescrevem depois de um tempo determinado. Se este prazo decorrer sem que os pontos sejam utilizados, o cliente os perde. Uma maneira interessante de utilizar esses pontos é deixá-los acumulados no banco até perto do término deste prazo e somente transferi-los para a empresa em que eles serão utilizados neste momento. É uma estratégia que possibilita praticamente dobrar o prazo prescricional dos pontos, e que funciona, principalmente, com as empresas aéreas, onde os pontos são convertidos em milhas, que também prescrevem depois de um certo tempo.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Digite seu e-mail *

Digamos que você tenha acumulado, em dois anos, 10.000 pontos no cartão, mas o valor é suficiente para que você compre apenas a passagem de ida para um determinado local, mas você quer viajar apenas com as milhas. Como os pontos já estão próximos ao fim do prazo de utilização, você pode transferi-los para a empresa de viagem, onde os pontos serão convertidos em milhas, e começará nova contagem de prazo para a aquisição da passagem aérea.

Existem também cartões cujos pontos jamais prescrevem, mas o acesso a eles normalmente é restrito aos clientes mais abastados. Se você se enquadra em uma das situações e não é portador de um destes cartões, pode estar perdendo uma boa oportunidade! Verifique apenas os custos de aquisição (anuidade) destes cartões, para evitar surpresas desagradáveis.

4. Planeje-se para evitar surpresas desagradáveis na fatura do cartão

A utilização do cartão de crédito depende de disciplina espartana quanto aos gastos. Como a fatura só chega na data determinada no momento da contratação com a operadora, seu dinheiro permanece na conta corrente, a sua disposição. E isso pode trazer uma aparente sensação de liquidez, principalmente se você decidir utilizar o cartão de crédito para efetuar todas as suas compras.

Portanto, é absolutamente necessário o registro de todas as operações que se fizer no cartão. Deixar de fazer isso pode levar ao comprometimento da situação financeira do consumidor, levando a um padrão de consumo superior ao sustentável. Se você não consegue registrar TODAS as compras que fizer no cartão, é melhor não utilizá-lo. Antes perder os pontos do que a tranquilidade financeira!

5. Cuidado com os custos associados ao cartão

Também é importante manter o registro de todos os custos associados ao seu cartão de crédito – principalmente, a anuidade. Tenha o mínimo de cartões possível, mantendo apenas os que apresentarem os melhores programas de acumulação de pontos. Quanto maior o número de cartões, maior o valor de anuidade a ser pago, e maior a probabilidade de cair na tentação de usar “todo aquele crédito”!

6. Conheça todas as vantagens associadas a seu cartão

A acumulação de pontos no cartão é apenas uma das vantagens de utilizá-lo. Há vários outros serviços disponíveis, passando por seguros de viagem, descontos em determinadas lojas, promoções e privilégios para assistir a determinados espetáculos. Conhecer essas vantagens é essencial para aproveitar ao máximo o dinheiro gasto com as anuidades!

H6TZ9FXVXSZ6

Está gostando desse artigo? Coloque seu email abaixo e seja o primeiro a receber todas as novidades sobre educação financeira.
Receba em seu e-mail um curso GRÁTIS de investimento no mercado de ações

Seu e-mail não será divulgado. Sua privacidade é prioridade na política de transparência do blog.

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

  • http://investindo-todo-mes.blogspot.com/ http://investindo-todo-mes.blogspot.com/

    Sem dúvidas o cartão de crédito é uma ferramenta aliada para quem sabe utiliza-la, no meu caso optei por cancelar meus cartões e comprar tudo a vista, reforçando assim o apoio de alcançar a minha meta anual.

    Eduardo

  • http://www.polaticus.com.br Jeferson da Luz

    Uso o meu cartão de crédito, como se fosse cartão de débito
    Atrelo o valor da fatura, a quanto tenho disponível para pagar a próxima fatura…Fora que ainda ganho alguns “reais” por manter o dinheiro do pagamento da proxima fatura na poupança…
    Assim, pago tudo em dia, e ainda ganho os pontinhos que vão me garantir alguma recompensa no futuro…

    Abraço

  • Leandro

    Esse negócio de dar pontos pela utilização do cartão foi a mais brilhante forma de fazer com que as operadoras aumentem seus lucros. Elas pagam diretamente às companhias aéreas e parceiros pelas milhas utilizadas pelos donos de cartão e, em troca, aumentam seu ganho em cada compra feita com nossos cartões. Na verdade, estamos pagando por esses pontos.
    Infelizmente não há hoje como fugir disso (pago praticamente tudo no cartão). Difilmente se consegue desconto por pagamento à vista (ex: restaurante, gasolina etc).
    O dia em que ninguém mais estiver utilizando dinheiro, as premiações de pontos acabam (mas acho pouco provável acontecer).

    • Fábio Portela

      Concordo contigo, Leandro: mas é como você mesmo falou – nós não conseguimos praticamente nenhum desconto pagando à vista. Melhor pelo menos conseguir alguma vantagem…

  • http://reidasbluechips.blogspot.com/ Rei das Blue Chips

    Fabião, vc escreveu um texto que está sendo veementemente questionado em meu blog.

    Convido-o a ir lá e debater o texto, neste post

    http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/01/renda-fixa-x-acoes-da-para-comparar.html

    • Fábio Portela

      Já respondi…

  • Henrique

    Uma forma boa de controlar o cartão para evitar a falta de liquidez e evitar surpresas no dia que a fatura chegar. Vc poderia realizar pagamentos parciais da fatura a cada semana ou 15 dias para evitar qualquer supresa.

  • Fred BSB

    Realmente o cartão é uma maneira de você gastar dinheiro com coisas supérfluas sem perceber ou ficar com peso na consciência. O negócio é cada um perceber se não está exagerando nos seus gastos, e dessa forma, passar a utilizar o cartão somente para custos fixos….gasolina, supermercado, almoço, etc. Só sei que vou vender 40000 milhas e embolsar 1600 reais. 1200 estou utilizando para ir para os EUA, e já estou de olho nas milhas que vou ganhar com essa compra!

  • http://www.acheiplanilhas.blogspot.com Achei Planilhas

    Temos planilha para controle do cartão de crédito no site http:?/www.acheiplanilhas.blogspot.com