Sobre Fábio Almeida

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

  • Nélio

    Fábio, por falar em leituras, terminei de ler o “Faça Fortuna Com Ações Antes Que Seja Tarde”, do Décio Bazin, e QUE DECEPÇÃO…

    Olha, com exceção do final, onde o autor discorre um pouco sobre operações com opções, honestamente não vi no livro nenhum conteúdo “imperdível”. O que vi foram reminiscências de um ex-operador amargurado e um tanto avesso à introdução da tecnologia no mercado de ações.

    Confesso que me senti enganado pelo título, até porque o que o autor vaticina não se concretizou, antes pelo contrário: a regulamentação evoluiu, a fiscalização idem, e se a Bolsa ainda não é popular no nosso país, pelo menos é democrática, no sentido de que aos sardinhas também é dada voz e também são assegurados direitos.

    Abraços,

    Nélio

    • Fábio Portela

      Ao contrário de ti, Nélio, gostei muito do livro do Décio. E tem que ser descontado o fato de já ser um livro mais antigo – salvo engano, foi escrito no início da década de 1990. De resto, foi o livro que me abriu os olhos para buscar uma maneira fundamentalista de olhar as ações, com uma linguagem bastante simples e lógica. Continuo recomendando!

      Abraços,
      Fábio

      • homer

        Esse foi o livro que me fez despertar para a análise fundamentalista!

        Novamente excelente post, Fábio! Interessante que eu já tinha pensado e escrito a respeito. Na minha lista, além destes itens, eu tinha incluído “roubar um banco”, “abrir um banco” (que pode ser considerado caso particular dos itens 1, 6 e/ou 7) e “herança”. Certamente o livro vai para minha lista!

  • bruno toso

    Bem diferente do que o título poderia levar a acreditar e escrito com humor e até com um certo deboche, é um livro de leitura fácil e agradável, que traz informações interessantes.

  • G

    Interessante esta matéria. Vou contar um pedaço de minha história, eu nunca tive um salário alto, hoje recebo de salário R$4000,00; pois bem apenas com este salário consegui comprar uma casa e um apartamento ambos em área nobre aqui em Brasília, e consegui um montante de R$300.000,00, onde estou fazendo um sobrado para mim, tenho 43 anos de idade, acho que sou um milionário pelo meu patrimônio e o salário mensal que recebo.Querem saber o milagre disso tudo, é simples, o mais importante não é saber investir em ações, cdb, fundos ou qualquer outra coisa que queiram, eu sempre que comecei a trabalhar separei um dinheiro que todo mês vai para a poupança, aí vcs podem me dizer mas a inflação “vai comer seu dinheiro”, só que para que eu saia na frente da inflação todo mês eu deposito a mais…temos que ter educação financeira, eu nunca comprei nada financiado para pagar juros, meus imóveis foram comprados a vista. Hoje tenho uma filha de 8 anos de idade, faço um depósito de 300 reais por mês para ela e sempre aumento mais devido a inflação, é simples, faça isso que vc se tornará um milionário, ia esuqecendo eu tenho uma planilha de gastos e tenho dois cartôes de crédito de um Banco (visa e mastercard), não pago anuidade de nenhum deles, janais pago o mínimo do cartão e mais não compro no débito e somente no crédito , o resto que sobra vai para a poupança.

    • Fábio Portela

      E esta é a receita para enriquecer! Parabéns, G!

  • Pingback:

    • G GILTON

      Fábio Portela, acho essas mátérias interessante, e na minha ignorância, as vezes discordo de muitas coisas que são escritas em todos os sites que referem a riqueza, …pois bem, eu sei que a informação é a maior arma que temos…vou ser mais concreto, queria saber o que é ser rico, milionário, quais os parâmetros que vocês economistas usam…discordo plenamente, descupe da minha sinceridade, que ficar rico é de uma noite para o dia, é aplicar em CDBS, AÇÕES ETC que irão ficar rico, como já testemunhei anteriormente que para ter uma vida confortável só existe uma maneira, isso falando de finanças, é simples e vou usar o mesmo “jargão de todos, é “NÃO GASTAR MAIS DO QUE GANHA”, É NÃO PAGAR JUROS QUAL LÁ QUE SEJA, É NÃO ENTRAR EM FINANCIAMENTO DE MANEIRA ALGUMA, É NÃO TER BENS MATERIAIS QUE NÃO TEM COMO MANTÊ-LOS ETC…É TODO MÊS ECONOMIZAR, ESTA É A RECEITA…DESCULPE A MINHA IGNORÂNCIA…

      • Fábio Portela

        G Gilton,

        Não é ignorância nenhuma! Uma parte essencial do enriquecimento decorre disso que você falou: gastar menos do que ganha. O excedente deve ser utilizado para multiplicar a riqueza!