Sobre Fábio Almeida

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

  • Erika

    Sinto que esse post foi escrito pra mim. Obrigada pelas dicas. Minhas conversas com você são sempre úteis!!!!

  • Helio Debortole Jr

    Entendo os cálculos, mas a situação talvez nao tenha sido contextualizada da forma correta: se hoje tenho 25 e vou guardar dinheiro até os 65 são 40 anos.
    Qual tipo de aplicação vc consegue “prever” que renda EM MÉDIA 0,8% durante 40 anos???
    Ainda que consiga (já que estamos considerando rendimento médio), com este cenário macroeconômico que vivemos hoje, vc acredita mesmo que uma aplicação conservadora esteja rendendo 0,8% ao mês em 2051???

  • wagner

    A respeito da indagação do Helio.
    Ninguém pode garantir nada em investimento concorda! todos tem o seu grau de risco.certo!
    A rentabilidade ao longo do tempo têm impotância e não,desde que ela exista.
    Agora se eu só gastar e não investir os 40 anos vão passar.concorda!No final a soma vai ser 0.
    Eu prefiro pagar pra ver independente do cenário.
    Se o mundo acabar ai que não faz diferença mesmo.

    abraço

  • http://www.clubedopairico.com.br Zé da Silva

    Helio, te convido a dar uma olhada nos posts que seguiram a publicação desse. =)

    Tentei detalhar tudo o que foi dito.

    Abraços !

  • Sidney

    Acho que o único problema e conseguir 0.8% mensal acima da inflação. Especialmente por este longo período de tempo 35 anos. Tem que ser alguém bem ativo e certamente tem que aplicar em ações. Tesouro direto nAo tem nada hoje que pague isso.

  • Sérgio

    Interessante este cálculo, mas conseguir 0,8% acima da inflação não é tão simples assim, ainda mais no longo prazo, pois a taxa de juros tem a tendência de abaixar.

    • Fábio Portela

      Por isso, é importante investir uma parte do seu patrimônio em ações!

  • http://www.bolsafinanceira.com Felipe Medeiros

    Caramba Fábio! Na hora que vi os números até desconfiei, mas é isso mesmo! Muito interessante esse cálculo, foi a primeira vez que vi essa comparação! hehehe
    Parabéns! Muito importante também pra perceber que mesmo com o “bolo grande” ainda deveremos tomar cuidado com os gastos exagerados, pois se não tomar o suor de uma vida se vai rapidinho! heheh…

    Grande abraço!

  • Pingback:

  • luciano

    gostaria que não só os funcionarios publicos fossem assim mais todos os orgãos politicos principalmente onde a farra da aposentadoria impera onde se acumula aposentadoria mesmo estando em atividade politica uma vergonha esse plano só seria bom se fosse para todos ai seria perfeito para popuplação brasileiro que infelizmente está sendo enganada e passada para trás por nossos gestores a muito tempo