Sobre Fábio Almeida

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

  • Maicson

    Matou a pau!

  • Ronnie

    O certo não seria matou a cobra e “mostrou o pau”?

  • João Paulo Zavagli

    Muito bom o “post”.

    • http://SrInvestidor.com.br/ Adriano

      Olá, gostaria de discordar quanto à isenção de cobrança de IOF ser um ponto favorável à poupança.
      Explico: O IOF é cobrado apenas sobre o rendimento das aplicações onde há o resgate nos primeiros 30 dias e no caso de resgates na poupança antes de 30 dias o rendimento é nulo… ou seja, neste caso o investimento em fundos de renda fixa ou DI seria mais vantajoso, mesmo com cobrança de IOF e IR.

      Um Abraço,

      Adriano

  • Jean Albert Van Damn

    Keep it simple and be happy!

  • jorge

    só que poupança não é investimento.
    poupança é …poupança.

  • Rodrigo

    Fabio,

    Seus artigos continuam excelentes, porém o seu blog está péssimo para ler, dada a poluição visual, com o site carregado de anúncios… Pelo celular então, está praticamente impossível… Vale a pena repensar isso.

    Abraços!

    • Fábio Portela

      Espero que esteja melhor…

  • http://www.valoresreais.com Guilherme

    Excelente artigo, Fábio!

    Com a provável queda da SELIC nesse ano, aliada às altas taxas de administração da esmagadora maioria dos fundos de renda fixa de varejo, a poupança poderá ganhar atratividade, justamente em função dos benefícios listados acima!

    E muito obrigado pela citação do blog Valores Reais!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  • Maicson

    Amém!

  • http://- saimon_rijo

    olá pequeno investidor, nada haver com a materia e sim com o blog, nao sei o pq se voce está ganhando algum $ ou nao, mas o blog está com uma alta poluicao visual, foi a dica se der pra limpar um pouco fica melhor hehehe, abraço belos post’s.

    • Fábio Portela

      Saimon,
      Desculpe pelas propagandas. Mas, graças a elas, eu estou conseguindo manter o site no ar com a quantidade de acessos que estamos tendo hoje… o site estava lento demais por causa do número de acessos e, por isso, tive que contratar um servidor dedicado, que é bastante caro. Graças às propagandas, estou conseguindo pagá-lo sem ter prejuízo. Infelizmente, é necessário.

      Abraços,
      Fábio

  • http://dimarcinho.blogs.advfn.com dimarcinho

    Concordo em tudo sobre o IOF…. na Poupança se tu mexe antes vc simplesmente perde tudo…. no CDI é taxado, mesmo que muito alto, alguma merreca ainda fica…

  • DAVI DE PAULA CABRAL

    Portela
    Não entendi como se lê o restante do artigo. Daqui do trabalho há limitações para uso de facebook, twitter, etc, daí vc torna as coisas mais difíceis quando exige que eu compartilhe ou divulgue o artigo antes de lê-lo.

    • Fábio Portela

      Davi, você não consegue divulgá-lo nem pelo Google+?

  • DAVI DE PAULA CABRAL

    1-O que é google+?
    2-Prefiro não ler o artigo a divulgá-lo antes de ler.

    • Fábio Portela

      Davi,

      Repito o que já informei em outro artigo:

      Prezados leitores,

      Por que estou fazendo isso? Porque tive um aumento de custo substancial no blog, e preciso de mais leitores para que a renda auferida por meio das propagandas se torne relevante.

      Por que os custos aumentaram? Porque tive que contratar um servidor dedicado para aguentar o número de acessos ao blog (para que vocês tenham uma ideia, hoje são aproximadamente 2.000 leitores/dia, com um número de quase 10.000 páginas vistas ao longo do dia, já que temos quase 5 páginas vistas por cada visitante). Essa é uma média fenomenal, já que a maioria dos blogs têm menos de 3 páginas por visita… atribuo esse sucesso à qualidade dos textos.

      Não sei se vocês perceberam, mas o blog hoje está mais rápido. Antes estava caindo demais, e o problema era a quantidade de acessos, que estava sobrecarregando o servidor. Hoje, estou pagando quase R$ 200,00 POR MÊS para que o blog permaneça no ar e, para custear isso, tenho que colocar as propagandas… e preciso que os leitores cliquem nelas para que eu possa pagar pelo blog.

      Veja bem: eu não estou pedindo para ninguém clicar em alguma das propagandas. O movimento é natural: quanto mais leitores, mais gente clica nelas. Nunca pedi isso a ninguém: mas, se a maioria dos leitores gosta de não pagar nada pelo acesso ao blog – e eu nunca pensei em cobrar ninguém por isso -, é preciso que compreendam que eu também não posso ter prejuízo financeiro para dar acesso a ele. Mas a divulgação nas redes sociais ajuda a promover o acesso ao blog por novos leitores e, com isso, mais gente acaba se interessando em clicar em alguma das propagandas e a minha conta acaba sendo paga com isso.

      Sem isso, fica difícil manter o blog rápido e com a qualidade que procuro manter desde o início. Espero que compreendam minhas razões.

  • Maicson

    Concordo plenamente com as palavras do Fábio!

    Principalmente na parte sobre o seu sucesso atribuído a qualidade dos textos!

    O que vcs querem com essas cobranças? Desestimular o Fábio e ele acabar por fechar o site nos privando de seus robustos conhecimentos?

    Pensem…. Pensem bem, antes de mais nada!

    • Fábio Portela

      Maicson,

      Nem penso em fechar o site… mas com certeza teria que recontratar um servidor mais barato, que tornaria o site mais lento – ou então em pensar em alternativas de financiamento para mantê-lo aberto. Uma delas, que muitos blogueiros usam, é a de disponibilizar uma parte dos artigos apenas para leitores que paguem uma determinada taxa. Mas eu não quero nem pensar em fazer isso: o objetivo é deixar o site aberto a todos.

      Abraços,
      Fábio

  • DAVI DE PAULA CABRAL

    Mas não tem um jeito de eu ler o artigo antes de divulgá-lo?

  • Eulalia

    Eu não consigo ver o texto todo na tela e muito menos arrastar de um lado pro outro, porque tem muito anuncio, queria muito ler , mas não estou conseguindo devido a esta poluição de propaganda. Dá pra por abaixo do texto? assim a gente visualizaria melhor.Abraços,

    • Fábio Portela

      Eulália,

      Tente acessar o blog com uma resolução maior no seu browser…

      Abraços,
      Fábio

  • Rodrigo

    Fábio,

    Melhorou.

    Entendo perfeitamente os motivos para publicidade, por isso não estou pedindo para vc retirá-la. Creio que seja simplesmente deixá-la numa disposição menos “intrusiva”, como, por exemplo, no meio do texto (me parece que foi exatamente o que vc fez). Esta barra lateral fixa, num smartphone, também atrapalha bastante.

    E para quem acha que isso é “chatice” de algumas pessoas, vale a pena ler o artigo:

    http://www.valor.com.br/empresas/2497752/google-vai-punir-sites-com-excesso-de-publicidade

    Abraços,

    Rodrigo.

    • Fábio Portela

      Rodrigo,

      Tento equilibrar o conteúdo com a propaganda. Essa barra lateral, infelizmente, hoje é a principal fonte de renda do site. Mas já a tirei de quem acessar por meio de um smartphone, que tem uma versão específica do site. Eu concordo que não é chatice: apenas estava testando novos layouts, como sempre.

      Abraços,
      Fábio

  • Maria Tereza

    Em 2002 tentei plantar a idéia do PAI-Programa de Apoio a Industria,captação financeira comunitária para incentivar a industria local com aval do governo, sem exposição,sem pagamento de juros e com dividendos como bolsa de valores. Já faz 10 anos e agora surgiu o Crowdfunding um anseio popular que criou asas. É hora de fazer com que o PAI se torne realidade para que a contribuição seja segura e algo regulamentado

  • Tânia M. Oliveira

    Fabio tenho apenas R$10.000,00 na poupança da Caixa Econômica Federal. Meu gerente do Itaú está me propondo aplicar no cdb e no pgbl é vantajoso?