As taxas de administração cobradas no tesouro direto


Ao investir no tesouro direto, uma das maiores preocupações do investidor devem se voltar para as taxas de administração cobradas pela instituição onde ele escolheu aplicar suas economias. Essas taxas corroem uma parte da rentabilidade do investidor, que, por essa razão, deve prestar bastante atenção antes de escolher onde aplicar seus recursos no tesouro direto.

As taxas de administração cobradas para investir no tesouro direto

Onde você pode descobrir quais as taxas cobradas pelos bancos e pelas corretoras pelas aplicações no tesouro direto? O próprio site do tesouro direto oferece essa informação, indicando a taxa de administração cobrada pelos agentes de custódia. Dê uma olhada na lista atualizada em 20/01/2011 e confira quanto a instituição em que você investe cobra pelo serviço:

 

tesouro direto

Como você pode observar, as taxas de administração estão bastante atraentes, entre 0% e 1% ao ano. Bem melhor do que há alguns meses, em que algumas instituições cobravam até 4% por ano pelo investimento. O Itaú Unibanco, que cobrava uma das taxas de administração mais caras (na época, 4% ao ano), baixou consideravelmente a taxa de custódia, para 1% ao ano. Ainda está entre as mais elevadas, ao lado da TOV, mas isso significou uma redução de 75%.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Digite seu e-mail *

Por que corretoras cobram taxa de administração mais baixa do que os bancos no tesouro direto?

Como você deve ter observado na tabela, algumas instituições não cobram absolutamente nada pelo investimento no tesouro direto. À exceção do Daycoval, todas as outras instituições que não cobram nada são corretoras de valores. Por outro lado, os bancos estão entre as instituições com taxas de administração mais elevadas. Mesmo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que deveriam incentivar o investimento no tesouro direto, cobram taxa de administração – respectivamente, 0,5% e 0,4%. Por que isso acontece?

Corretoras costumam cobrar taxas menores (ou nenhuma taxa) no tesouro direto para atrair investidores, que após terem aberto uma conta podem aplicar seus recursos em outros produtos da corretora. Ou seja, o objetivo delas é atrair quem está interessado em investir no tesouro direto a fim de que ele invista em outros ativos sobre os quais a corretora é remunerada com o pagamento de taxa de corretagem.  Além disso, muitas corretoras não cobram nada (ou cobram valores baixos) pelo tesouro direto, mas acabam cobrando taxa de custódia. Você não paga nada para investir no tesouro direto, mas paga para manter a conta aberta. Portanto, observe bem o total dos seus custos para manter a conta aberta na corretora antes de decidir transferir seus recursos para investir no tesouro direto por ela. Taxas de custódia não costumam ser altas, mas pode ser que se tornem mais altas do que a taxa de administração.

Os bancos, por outro lado, não têm interesse nenhum no tesouro direto. Afinal, muitos dos fundos de investimento em renda fixa mantidos por eles investem justamente nos títulos do tesouro direto. E o banco ainda ganha taxa de administração (às vezes bastante elevada) por esses fundos. Ou seja, ele ganha mais se, ao invés de investir diretamente nos títulos do tesouro direto, seus clientes decidirem aplicar suas economias indiretamente no tesouro direto por meio de seus fundos. Muitas vezes, os clientes nem sabem que estão investindo no tesouro direto, já que o nome dos fundos normalmente é alguma coisa como “XX RF Longo Prazo”. Mais uma vez, fica o recado: não confie cegamente no gerente de seu banco – ele é um empregado da instituição financeira, e está lá para preservar os interesses dela.

Opt In Image
Aprenda a investir seu dinheiro
Independência financeira ao seu alcance!

Organize sua vida financeira. Livre-se das dívidas e construa sua independência financeira com  e-book escrito pelo renomado educador financeiro Rafael Seabra.  De brinde, leve mais quatro e-books que ensinam a investir melhor!

Subscribe to our mailing list

* indicates required Digite seu e-mail *

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

  • http://investindo-todo-mes.blogspot.com/ http://investindo-todo-mes.blogspot.com/

    Excelente informação!

    ITM

  • Renato C

    Algumas corretoras cobram para que você realize a transferência do saldo da corretora para o saldo de sua conta corrente.

    Pode pôr esta cobrança na ponta do lápis também, para tomar a decisão !

    Até !

  • Aufredo

    Esplêndido! Mais um artigo matador de excelente qualidade. Fábio, confesso que muitas vezes, embora o conteúdo não seja novidade, é um enorme prazer reler através do seu blog, você escreve muito bem!!! Siga em frente!!! Parabéns mesmo, você é fera! D+

  • http://futuroprogramado.blogspot.com/ Futuro Programado

    Olá, ótimo artigo. Realmente a taxa de administração do Tesouro Direto é bastante atraente. Sobre a taxa de custódia cobrada pelas corretoras, li um artigo que dizia que a BM&FBovespa iria anunciar a isenção da taxa de custódia para pequenos investidores, vamos aguardar para ver.

    • Aufredo

      Na verdade, mesmo sendo menores do que outros tipos de investimento, ainda têm que melhorar muito todas essas taxas, os valores são muito altos.

      p.s.
      O Fábio deixou de ser pequeno há muito. O nome do site deveria ser O Grande Investidor.

  • BARNARD

    Mesmo com taxa 0% de adm da corretora não escapamos da taxa da CBLC de 0,4%. Para uma aplicação de 400k a taxa da CBLC é de 1,6k. é muita coisa.

  • Samira

    Concordo com você Barnard, mas como eu não tenho 400k para investir…a taxa zero das corretoras já me ajudam muito…
    Eu invisto todo mes meu sagrado dinheirinho…e o Easynvest, da Titulo não me cobra nada…
    pago somente a taxa da cblc…
    Muito bom esse blog…adorei…muito informativo

  • eurico

    Precisa atualizar estes dados